Sobre o Pleme

Ideia original, o projeto e a plataforma do site & aplicativo

Origem da ideia

O coração da ideia, cuja pesquisa de mercado começou com Sandro Rodrigues em junho de 2015, é o uso de tecnologia da informação para promover atividades físicas coletivas de ciclistas. Sandro, que além de desenvolvedor é um ciclista aficcionado, mora em Blumenau-SC, uma região aonde é extremamente comum ciclistas se reunirem em grupos e fazerem um trajeto em comum. Alguns grupos com dúzias de integrantes se reunem diariamente, e mensalmente há pedaladas que reunem de 3 a 5 mil pessoas.

A proposta é simples: replicar um processo que já ocorre com sucesso no mundo offline e otimizar a integração de ciclistas que querem pedalar juntos de forma mais ágil.

O nome escolhido para a ideia é Pleme, que em eslavo significa tribo (grupo de pessoas).

O Projeto

O Projeto Pleme, de forma ampla, pretende fomentar integração de pessoas que querem planejar atividades físicas juntas e incentivar ações que promovam mobilidade urbana. A Plataforma Pleme (aplicativo móvel + site) é a primeira ação prática, porém outras ações podem surgir.

Somos a favor de que modelos que dêem certo em uma cidade sejam replicado para outras. Sua cidade tem poucas, ou nenhuma ciclovia, e você tem interesse nisso? Nós também. Pode não ser imediato, mas reunir pessoas e pressionar o governo local faz diferença. Mesmo que você não seja um advogado ou ativista experiente, se tem boa vontade, pode ajudar e ser ajudado fazendo parte do nosso grupo. Pode começar entrando na nossa Comunidade no Facebook.


A Plataforma: site e aplicativo mobile

Neste momento, ainda não temos uma versão publica da plataforma, porém interessados podem fazer cadastro para ter acesso antecipado. Estima-se que o primeiro beta público seja lançado no primeiro semestre de 2016.

Nosso foco inicial é deixar a plataforma exclusiva a região de Blumenau-SC, próxima de onde temos maior parte de nossos colaboradores iniciais, ter feedback dos usuários próximos e garantir qualidade antes de querer expandir.


Equipe Técnica da Plataforma

Sandro Rodrigues é desenvolvedor de software e o idealizador inicial da plataforma. Mora em Blumenau-SC. Seu e-mail é contato(arroba)sandrorodrigues.net.

Emerson Rocha Luiz é Full-Stack Developer. Natural de Içara-SC, hoje mora em Porto Alegre-RS. Seu e-mail é emerson(arroba)alligo.com.br.